Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista HÍGIA REVISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO OESTE BAIANO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As contribuições devem ser redigidas de acordo com o Estilo Vancouver, norma elaborada pelo ICMJE (http://www.icmje.org ). Devem ser encaminhados em Word for Windows, fonte Arial 12 , espaçamento 1,5, com todas as páginas numeradas, configurados em papel A4 e com as quatro margens de 2,5 cm.

- Idioma: serão aceitas contribuições em português, com o respectivo resumo nas línguas portuguesa e inglesa.

Especificações gerais: os manuscritos devem ser redigidos de maneira objetiva, mantendo linguagem e terminologias adequadas ao estudo. O manuscrito deverá ser estruturado com os seguintes itens:

  • · Folha de rosto (em documento suplementar separado);
  • · Resumo/abstract;
  • · Introdução;
  • · Métodos;
  • · Resultados;
  • · Discussão;
  • · Conclusão;
  • · Referências.

Formatação:

Folha de Rosto (deverá ser enviada em arquivo separado).

a) Deverá conter título completo (no idioma português e em inglês) centralizado, negrito, fonte Arial, tamanho 14, letras em CAIXA ALTA. Em caso do manuscrito ter origem em Tese, Dissertação, ou disciplina de programa de Pós Graduação ou quando tiver sido exposto em uma comunicação preliminar, em congresso, simpósio, etc., a referência da apresentação deve ser citada como nota de rodapé, na primeira página. No final do título  deverá conter asterisco (*) com a respectiva informação em nota de rodapé.

b) Nome(s) do(s) autor(es) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço completo apenas do autor responsável pela correspondência, incluindo e-mail ;

c) Órgãos e instituições financiadores: quando for o caso, citar duas linhas abaixo, logo após o endereço.

Essa folha de rosto deverá ser enviada em arquivo separado.


Resumo (antes do resumo, colocar no topo da pagina o título do trabalho)

Todos os artigos submetidos à Revista Higia deverão ter resumo em português e em inglês. O resumo deverá ser confeccionado em parágrafo único, mencionando os itens que compõem a estrutura do manuscrito como:  Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Deverá conterá no máximo de 300 palavras e três a seis palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde - DECs (http://decs.bvs.br). O resumo em inglês (abstract): será a tradução do resumo em português para língua inglesa e conterá três a seis palavras-chave (keywords) correspondente ao descritor em português e de acordo com Medical Subject Headings – MESH (http://www.nlm.nih.gov/mesh/ ).

 

Citações

Utilizar sistema numérico para identificar as obras citadas. Representá-las no texto com os números correspondentes sem parênteses e sobrescritos, sem mencionar o nome dos autores.

Exemplo:

“Um complexo sistema neuromuscular que envolvem elementos passivos e ativos é responsável pela realização das atividades laborais, esportivas e recreacionais1. O componente ativo, músculos paraespinhais da coluna vertebral, asseguram o posicionamento correto do tronco na posição ereta e agem como sinergistas para os movimentos dos segmentos corporais2,3. Quando há déficit no desempenho deste grupo muscular, ocorre a instabilidade da coluna4-6. Isto resulta em frouxidão ligamentar, alteração no controle muscular, dor e predispõe a fadiga muscular6,7. A fadiga muscular é definida como falha ou diminuição da força durante atividades de sustentação ou repetição8. Quando um músculo do tronco fadiga durante determinada atividade, ocorrerá um desempenho inadequado do movimento, por isso a avaliação da mesma é importante9-10. Indivíduos com lombalgia têm menos resistência durante contrações isométricas e, conseqüentemente, menos força4,11.”

Os trabalhos poderão ainda conter

  • Ilustrações: Os seguintes tipos de ilustrações serão aceitos: gráficos, mapas, fotografias, organogramas, fluxogramas e tabelas,. Todas as ilustrações deverão ser enviadas em formato de alta qualidade. Deverão ser numeradas na ordem que aparecem no artigo. Incluir as ilustrações no corpo do texto.
  • Tabelas: os autores devem anexar no corpo do artigo e a tabela deve possuir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página, tamanho A4, em espaçamento duplo) e devem ser numeradas. Não se recomendam tabelas pequenas que possam ser descritas no texto.

OBS: serão permitidos no máximo 05 (cinco) entre figuras/tabelas.

As tabelas e figuras deverão ser incluidas no corpo do texto.

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

- Divulgação de Potencial Conflito de Interesses: Os autores deverão apontar qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido. A existência ou não de conflito de interesses declarado estarão ao final de todos os artigos publicados.

- Direitos Autorais: Todas as informações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Porém, todo material publicado torna-se propriedade da Revista HIGIA, que passa a reservar os direitos autorais. Todos os autores de artigos submetidos à Revista HIGIA deverão assinar um termo de Transferência de Direitos Autorais.

- Pesquisa Envolvendo Seres Humanos: A publicação dos artigos que trazem em seu bojo resultados de pesquisas envolvendo seres humanos estão condicionadas ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964), reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996 e 2000 (World Medical Association), neste caso os manuscritos deverão conter menção de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e mencionar os procedimentos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, segundo Resolução N° 466/12, do Conselho Nacional de Saúde - (CNS). Incluir tal afirmação no último parágrafo da seção “Método”. Para envio do trabalho, os autores deverão enviar cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela Comissão Nacional em Pesquisa (CONEP).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deverá ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deverá justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto deverá estar em espaçamento 1,5; usando uma fonte de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Todos os autores envolvidos declaram que contribuíram no planejamento, elaboração do conteúdo, intervenção (se houver) e análise dos dados. Assumem publicamente a responsabilidade sobre o conteúdo, não sendo omitido qualquer financiamento entre os autores e a instituição diretamente envolvida com conveniência na publicação/divulgação deste artigo.  Declaram também que foi elaborado conforme as diretrizes dispostas na resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Estão cientes que os direitos autorais serão de propriedade única da Revista Hígia, não sendo permitida reprodução integral deste artigo original em outra língua e/ou em qualquer revista, congresso, simpósio ou meio científico impresso ou eletrônico do mesmo, sem que haja solicitação e obtenção de autorização prévia por escrito.


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.