Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano - HIGIA é uma publicação digital da Faculdade São Francisco de Barreiras que possui a missão de publicar preferencialmente artigos originais de pesquisas em ciências da saúde e revisões inseridas na realidade brasileira, como também contribuições para a melhoria da qualidade do ensino, da investigação e/ou intervenção profissional nas áreas de saúde e da assistência à saúde."

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos e que atenderem a política editorial da Revista HIGIA são encaminhados para avaliação, seguindo as etapas: 1ª Etapa (pré-análise): avaliação inicial realizada pelos editores chefes a partir da originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito. 2ª Etapa (avaliação por pares): após etapa de pré-análise os artigos serão avaliados por dois pareceristas, no sistema de revisão "cega" (blind review). O artigo que obtiver dois pareceres favoráveis estará aprovado e aquele que receber dois  pareceres contrários estará definitivamente recusado. No caso do artigo receber um parecer favorável e outro contrário, será solicitado um terceiro parecer para desempate. Em todas as etapas de análise o artigo será garantido anonimato dos autores.

 

Periodicidade

A revista Hígia é um periódico científico anual.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a revista

A Revista HÍGIA aceita a submissão de artigos em português, sendo necessário também o resumo na versão em português e inglês. No que se refere às questões éticas, deverão os autores observar o disposto na resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sobre Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Salienta- se que a responsabilidade pelos conceitos, fatos e opiniões contidos nos manuscritos são de total exclusividade dos autores. Juntamente, com os manuscritos, o(s) autor (res) deverá (ão) enviar declaração referente à responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e o termo de divulgação de potencial conflito de interesses, devidamente assinados por todos os autores. Os três documentos estão em arquivos separados.

A Revista HÍGIA recebe para submissão, artigos originais de pesquisas e revisões de até seis (6) autores. A política de autoria da HÍGIA pauta-se nas diretrizes para a autoria do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas. As normas de autoria exigidas para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos (www.icmje.org), baseia-se em subsídios substanciais para a percepção e representação ou aquisição de dados ou exame e interpretação dos dados, redação do artigo ou revisão crítica do teor intelectual, bem como em aprovação final da variante a ser publicada.

Os artigos submetidos para publicação devem ser enviados exclusivamente a Revista HÍGIA, não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, seja em versão integral ou em partes, exceto resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas. Os artigos que forem publicados na HÍGIA terão acesso aberto, acessível uso não comercial, poderão ser distribuídos e reproduzidos em qualquer meio, desde que o trabalho original esteja devidamente mantido. Os autores devem citar os créditos apropriados. Será de responsabilidade particular dos autores às ideias, dados ou frases de outros autores, sem as devidas citações e/ou que surjam indícios de plágio, os quais responderão legalmente.