RELATO DE EXPERIÊNCIA: DINÂMICA DE GRUPO NO CONTEXTO ESCOLAR

ARON WILLIAM GLASS, HORTÊNCIA PACHECO MARINHO, RAIANNE LENISE DO NASCIMENTO CHAGAS, SHIMONNY COELHO MACHADO

Resumo


Este trabalho objetiva demonstrar a importância e os resultados obtidos através de uma aplicação de dinâmica de grupo no contexto escolar, à luz das teorias em dinâmicas de grupo. Para isso, foi realizado um encontro no dia 25 de setembro de 2018 em uma escola particular da cidade de Barreiras -Bahia, com a turma do 9º ano da mesma, tendo como finalidade trabalhar a comunicação, e observar o modo em que esses se comunicavam para alcançar os objetivos do grupo. Assim, torna-se necessário conceituar dinâmica de grupo, sendo que os primeiros estudos sobre o tema surgiram no contexto da primeira guerra mundial e teve como principais autores o Kurt Lewin que fundou um centro de pesquisas em dinâmica de grupos muito conhecido nos Estados Unidos e a teoria de campo, Wilfred Bion que durante seu tempo no exército formulou um sistema de seleção de pessoal, trabalhando também na reabilitação de soldados e posteriormente com os dirigentes dessa instituição, e Jacob Moreno influenciado pelo teatro formulou o psicodrama e a sociometria, sendo estes os principais autores que contribuíram para esse ramo tão complexo da psicologia (OLIVEIRA; FAÉ, 2003). As dinâmicas de grupo são caracterizadas por serem de curta duração e por induzir o envolvimento dos participantes, podendo atuar tanto como atividade de aquecimento para promover integração, como também para o aprendizado de alguma habilidade (interpessoal ou técnica especificas, como vendas), através de momentos de reflexão que buscam uma mudança comportamental. Por seu caráter lúdico, a dinâmica de grupo possibilita a aproximação do mundo das relações sociais com a realidade experimentada através das dinâmicas, sendo assim, uma importante ferramenta de mudanças no meio educacional (SILVA, 2008). Destarte, o artigo demonstra a sua importância ao analisar esses aspectos específicos da dinâmica aplicada no contexto escolar, e promover a correlação entre teoria e prática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.