A AUDITORIA DE ESTOQUE COMO FERRAMENTA DE CONTROLE E QUALIDADE DE GESTÃO

JULIANA SILVIA CALMON DE SOUZA, GINDA KLAUS EMERICK VILAS BÔAS

Resumo


Diante de um cenário econômico, altamente competitivo, é perceptível que as empresas a cada ano procuram se reinventar para se destacar no mercado. Para isso é fundamental que as organizações programem ações que visem sua lucratividade e dessa forma garantamuma vida financeira mais estável. Com a evolução do mercado e também da tecnologia, o contador passou a ser um grande aliado dos empreendedores, visto que os empresários procuram profissionais que possuam uma visão estratégica para o negócio. Sendo assim, o profissional contábil hoje não possui apenas o papel de fazer a abertura de empresa, gerar folha de pagamento e realizar lançamentos contábeis, ele também é visto como um colaborador que detêm conhecimentos específicos para dar suporte nas tomadas de decisões. O controle interno de qualquer setor empresarial é de suma importância para o empreendimento, pois é uma garantia de estabilidade, organização, qualidade no fornecimento de produtos e redução de danos/desperdícios, principalmente no departamento de estoque. É nesse quesito que se encaixaa auditoria interna, como uma ferramenta da contabilidade, para dar parâmetros ao controle e a gestão dos estoques da entidade. A auditoria interna funciona como um instrumento gerador de informações fidedignas no controle gestacional, objetivando a minimização de perdas, falhas e fraudes dentro das instituições. A auditoria interna de estoques tem como objetivo determinar a sua existência, que pode estar dentro da empresa, empenhorado ou nas mãos de terceiros, identificar se os estoques estão devidamente registrados e em conformidade com as normas de contabilidade, essas informações, no entanto possibilitam uma melhoria no resultado financeiro e auxiliam na tomada de decisão dos gestores da organização. Desse modo, é possível afirmar que um bom controle de estoque é imprescindível para manter a organização e o monitoramento da atividade empresarial, visto que é nesse setor que se encontra grande parte do ativo disponível da empresa. A auditoria de estoques é uma ferramenta que possui um importante papel de verificar se tudo está em conformidade com as normas contábeis. Sendo assim, a problemática abordada nesta pesquisa é identificar de que maneira a auditoria interna pode auxiliar no controle e qualidade da gestão de estoque de uma loja de departamento situada na cidade de Barreiras – BA? Para obter respostas sobre esse questionamento foi necessário traçar como objetivo geralanalisar de que maneira a auditoria interna, utilizada por uma loja de departamentos, pode auxiliar no controle e qualidade da gestão de estoques, e como objetivos específicos: 1) Identificar quais os métodos de controle e gestão utilizados pela empresa; 2) Descrever de que maneira a auditoria interna auxilia e contribui para a sua tomada de decisão. Diante disso, a hipótese levantada é a de que a auditoria de estoque podeauxiliar e contribuir com os gestores na administração da empresa, afim de melhorar a qualidade dos 17º Congresso de Iniciação Científica da FASB, 2019, Barreiras – Ba ISSN 2594-7951 2 serviços prestados e reduzir os danos/prejuízos no setor de estoques, visto que irá colaborar diretamente no seu lucro e resultado final.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.