GESTÃO DE MARKETING E BRANDING: UM ESTUDO DA MARCA FITDANCE

DIONNATON CAIO PAULO MELO, VANDRÉ ALMEIDA DE CARVALHO VILELA

Resumo


O mercado e a constante transformação tecnológica despertam ferramentas e estratégias que impulsionam a dinâmica do capital e da concorrência. Se marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro (KOTLER, 2005), utilizá-lo estrategicamente tornou-se fator indispensável no planejamento das organizações. Por trás de uma marca forte e reconhecida há gerenciamento e adequações de valores tangíveis e intangíveis. Neste cenário, surge o branding como solução eficaz na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com o cliente. Sem uma marca reconhecível, um produto é apenas uma mercadoria genérica (CRESCITELLI, 2012). Este estudo tem por objetivo analisar a importância das estratégias que possibilitam uma gestão de marca efetiva, inclusiva e influente perante às demandas da contemporaneidade, tendo como referência a utilização da ferramenta branding; busca também contribuir para discussões sobre a necessidade vital de uma organização se posicionar de forma ativa e planejada para crescer em ambientes competitivos. Hoje, pode-se olhar para Internet e perceber que o seu maior impacto não foi por ter surgido como uma nova mídia e sim por ter mudado o comportamento do consumidor (CAVALLINI, 2008). Com o foco nas pessoas e não mais na mídia, hoje os consumidores estão mais interessados nas histórias de outros consumidores; em se relacionar com eles; e em ler o que outras pessoas comuns escrevem, criam ou produzem (TORRES, 2018). Assim, permitiu-se identificar que a valorização da marca está diretamente ligada à sua gestão. Contudo, ampliar a abrangência no mercado e estimular experiências para o seu público de interesse, atrai gradativamente um público predisposto a consumir e interagir com a marca, o que consequentemente aumentará o fluxo financeiro e mercadológico de uma organização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.