Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais

Adriana de Lacerda Rocha

Resumo


Tendo por base a teoria do professor reflexivo, este artigo visa analisar alguns aspectos do pacto de mediocridade encontrados em pesquisa de campo realizada em 2009, durante o período letivo, em todas as faculdades particulares e a universidade pública federal na área geográfica da grande Florianópolis a respeito do professor de Direito. Após apresentar características deste pacto, propõe alguns princípios éticos que, se adotados como conduta do professor de Direito, colaborará para superação deste pacto, hoje presente no ensino jurídico. Este texto teve como base a tese de doutorado defendida e o livro publicado sobre o assunto. O objetivo aqui é expandir a análise sobre a responsabilidade docente na manutenção do pacto de mediocridade, através de análise quanti quali das respostas obtidas, tendo de modelo a Teoria do Professor Reflexivo proposta por John Dewey, Antonio Nóvoa, Isabel Alarcão e Paulo Freire. Visamos contribuir para reflexão e aprimoramento dos docentes de Direito a fim de estimulá-los a melhorar sua práxis pedagógica oriunda, principalmente da assunção de sua profissionalidade docente.


Palavras-chave


Pacto de Mediocridade, Docência Jurídica, Professor Reflexivo, Princípios Éticos Pessoais, Práxis Pedagógica, Profissionalidade Docente.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÕES

Início