Os Passos da Educação para a Pessoa Idosa Latino-Americana: avanços e novas discussões

Maurício Ferreira da Cruz Júnior, Luiz Rosado Costa

Resumo


Este trabalho, extraído de pesquisa em andamento, objetiva abordar a universalização dos Direitos Humanos, sua importância para as pessoas idosas, sopesando os riscos e lacunas que tal acontecimento acarretou. Visa desta forma a ponderar os desdobramentos pós Declaração Universal dos direitos Humanos de 1948 até as recentes discussões sobre os direitos das pessoas idosas na América Latina, tendo como problemática que partindo de um movimento pós documento de 1948 (DUDH/48) e como estão sendo discutidas as especificidades Latino-Americanas referente à educação para as pessoas Idosas. Todavia, referentes discussões transcorrem de maneira lenta em âmbito regional. Para contemplar a estrutura da pesquisa, efetuou-se pesquisa bibliográfica e documental, tendo como documento norteadores principalmente a DUDH/48, a Carta de São José sobre o Direito dos idosos de 2012 (CSJDI/2012) e a Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento (CCRIE/2017). Será feita uma abordagem qualitativa, analisando as especificidades universalista da DUDH/48, principalmente aquelas como foco para as pessoas idosas e a educação para as mesmas. Será descritiva, na medida em que leva em consideração os objetivos elaborados e sobre a evolução e manifestações das discussões acerca das pessoas idosas na América Latina.

Palavras-chave


Universalidade; América-Latina; Pessoas idosas; Educação específica; Direitos Humanos

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DOI: https://doi.org/10.3749/revistacampjur.v7i1.268

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CAMPO JURÍDICO e-ISSN: 2317-4056

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