Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CAMPO JURÍDICO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

1. A Revista Campo Jurídico aceita para análise artigos inéditos sobre temas do Direito em diferentes áreas de autoria de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior.

Os originais apresentados à Campo Jurídico deverão seguir o modelo abaixo:

1.1. Texto

1.1.1. Serão aceitos para análise artigos nos idiomas português e espanhol. Os trabalhos são passíveis de revisão.

1.1.2.  Os trabalhos deverão ser digitados em processador de textos Word for Windows, versão 2000 ou superior, em fonte Times New Roman, tamanho 12.

1.1.3. Os originais deverão ser submetidos, exclusivamente pela Internet, através do endereço http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico. O autor deve anexar nos metadados da submissão um resumo de biografia de, no máximo, 100 palavras, contendo obrigatoriamente titulação, vinculação institucional e respectivo endereço e cargos exercidos.

1.1.4.  Os artigos deverão, quanto à sua dimensão, contar, no mínimo, 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas (poderão ser aceitos trabalhos com número de páginas excedente, a critério da equipe editorial);

1.1.5.  Os artigos deverão conter obrigatoriamente: título, resumo (de até 300 palavras), 05 (cinco) palavras-chave separadas por ponto, introdução, corpo do trabalho com desenvolvimento livre, conclusão, notas (opcionais) e referências bibliográficas. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser feitos obrigatoriamente no idioma de submissão e também no idioma inglês.

1.1.6    As citações deverão ser no formato autor-data (ex: BRASIL, 2014), obedecendo-se, após, aos critérios de referência bibliográfica a seguir elencados.

1.1.7     O resumo do artigo deve fornecer aos leitores uma ideia clara e bastante precisa de todos os pontos relevantes do trabalho realizado.

O resumo do artigo deve conter objetivo, método, resultados e considerações finais.

O objetivo é uma breve descrição do que é e para que o estudo foi realizado, a que ele se propõe.

O método é a descrição de como o estudo foi realizado, sobretudo de suas características mais importantes (p. ex. estudo quantitativo, qualitativo ou multimétodos; descrição dos participantes do estudo, dos instrumentos etc.) e procedimentos de coleta e análise de dados.

Os resultados consistem na descrição dos principais achados do estudo, especificamente daqueles que respondem ao objetivo do referido estudo.

As considerações finais consistem na descrição das principais contribuições trazidas pelo estudo e indicativos para estudos futuros.

1.1.8       Quando se tratar de um artigo de revisão de literatura este deve definir e esclarecer um problema específico, sumarizar os estudos prévios e informar aos leitores o estado em que se encontra uma determinada área de investigação. Além disso o artigo de revisão de literatura deve buscar identificar relações, contradições, lacunas e inconsistências na literatura e indicar sugestões para a resolução dos problemas identificados.

1.1.9        Quando se tratar de uma resenha, esta deve ter obrigatoriamente um caráter crítico, isto é, ser um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

2.  Ilustrações

2.1.  Figuras, desenhos ou gráficos devem ser confeccionados eletronicamente, enviados em arquivos separados, com indicação do programa utilizado para sua elaboração;

2.2.  Tabelas podem ser confeccionadas em Excel 8.0, em Page Maker ou no próprio Word for Windows;

2.3.  Cabe ao autor indicar a posição preferencial de inserção de ilustrações no texto.

3.  Fórmulas e Equações

3.1.  O (s) autor(es) deve(m) indicar claramente como deve ser feita a composição de símbolos e equações.

4.  Notas e Referências Bibliográficas

4.1.  As notas serão numeradas seqüencialmente em algarimos arábicos e virão dispostas no final do artigo, antes das referências bibliográficas;

4.2.  As referências deverão vir listadas no final do texto, por ordem alfabética do último sobrenome do autor, em observância às normas internacionais de apresentação, de acordo com os exemplos abaixo:

GRECO FILHO, Vicente. Direito processual Civil brasileiro. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 1996, 1.078 p., 3 v. (Novos Estudos Processuais), Bibliografia, índices onomástico e remissivo.

CAMARGO, Cláudio José. “Implicações Jurídicas da Agenda 21”. Revista de Direito Ambiental, Rio de Janeiro, v. 03, n. 1, p. 77-89, jan./jun.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  7. Todos os hiperlinks foram removidos, bem como numerações de página e sumários.

  8. Foram incluídos todos os metadados necessários à identificação dos autores (incluindo co-autores) na página da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos autorais patrimoniais sobre a primeira divulgação dos artigos publicados pertencem à Revista Campo Jurídico. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


INDEXAÇÕES

Início