Direito

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

    O Curso de Direito da FASB oferece a formação para construção de um profissional ético, competente e transformador do contexto social em que vive; com capacitação para buscar harmonia social e senso de justiça; familiarizado com procedimentos interdisciplinares imprescindíveis à problematização e à contextualização do saber jurídico. Contará com instrumental técnico e com postura crítico-reflexiva para compreender a realidade onde exercerá a profissão

    A partir de estudos e análises críticas de fatos, legislações, doutrinas e jurisprudências, o acadêmico vai desenvolver habilidades para o bom desempenho das profissões relacionadas ao Direito. Também vai aprimorar seu raciocínio lógico e o seu poder de argumentação. Ao final do curso, será capaz de solucionar problemas individuais e coletivos, através do desenvolvimento de sua capacidade mediadora e conciliadora que são imprescindíveis para o sucesso profissional, mas também estará apto ao exercício profissional perante o Poder Judiciário, com pleno domínio dos procedimentos, terminologias específicas e raciocínio jurídico aguçado.

 

DIFERENCIAL FASB:

  • •Corpo docente formado por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores e profissionais em posição de destaque, com formação contínua e acompanhamento da prática pedagógica;
  • Programa de apoio psicopedagógico, auxiliando os acadêmicos a estudar, enfrentar dificuldades aliadas à formação superior, principalmente conciliando os estudos com o trabalho, além de oferecer atividades de nivelamento, para facilitar a aprendizagem.
  • Formação que vai além da teoria, com estágios em situações reais e simuladas, promovidas pelo Núcleo de Prática Jurídica e através de parcerias firmadas com importantes Escritórios de Advocacia, empresas e com órgãos públicos - Tribunal de Justiça, Ministério Público, Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Ministério Público Federal dentre outros - para a realização de estágios.
  • •Acesso livre a Biblioteca, hoje referencial regional como o mais amplo acervo jurídico, constando obras clássicas e atualizadas. Além de livros, conta ainda com periódicos e bases de dados virtuais.
  • Salas multimídia para a realização de aulas, oferecendo conforto e tecnologia motivando ainda mais as práticas pedagógicas;

Estes diferenciais proporcionam uma experiência única para a formação em Direito que torna o futuro profissional apto a enfrentar os desafios da carreira, do mercado e dos concursos públicos, com autonomia, criatividade e competência profissional.

 

O MERCADO:

    O curso de Direito forma o Bacharel em Direito, fornecendo-lhe uma bagagem de aprendizado generalista e adequada ao exercício profissional, nas mais diversas profissões jurídicas.

    O bacharel em Direito deverá levar em consideração suas aptidões, sua vocação e suas habilidades lapidadas durante o curso para escolher uma das muitas profissões jurídicas, tais como Advocacia (em empresas públicas e privadas), escritórios particulares prestando serviços de assessoria e consultoria jurídica. Leva-se ainda em consideração a inserção local-regional, em especial as exigências profissionais relacionadas ao agronegócio que demandam concentração de consultoria contratual e negocial, advocacia preventiva e contenciosa.

    Poderá também optar pelo ingresso em carreiras jurídicas mediante concurso público de provas e títulos, a exemplo de Delegado de Polícia, Magistratura, Ministério Público, Cartórios ou Procuradorias, tanto estadual quanto federal.

    Permite ainda, seguir a carreira acadêmica, como professor e pesquisador em Instituições de ensino e pesquisa.

 

ATOS LEGAIS:

  • Portaria de autorização: Portaria nº 1.363, de 4 de julho de 2001.
  • Data de início de funcionamento do curso: 13 de agosto de 2001
  • Denominação: Bacharel em Direito
  • Número de vagas ofertadas para o curso no vestibular: 200 vagas
  • Regime de matrícula: semestral
  • Regime do Curso: seriado semestral
  • Turno(s) de funcionamento: DIURNO E NOTURNO
  • Portaria de Reconhecimento: Portaria MEC n.º 734, de 06 de outubro de 2006, publicado no D.O.U. em 10 de outubro de 2006, obtendo nota 5 na avaliação final.
  • Portaria de Renovação de Reconhecimento: 

MATRIZ CURRICULAR

 

DESTAQUES DO CURSO:

    O Curso de Direito da FASB se destaca dos demais cursos jurídicos existentes no país por possuir uma proposta pedagógica única comprovada através das experiências pedagógicas como revolucionária da educação. Através das orientações dos professores que são envolvidos com o curso, os acadêmicos percebem que o saber jurídico é uma construção viva e interdisciplinar, que exige conhecimento do ordenamento jurídico, muito interligado à política, economia, sociologia, filosofia, além de privilegiar a postura ética e socialmente sustentável.

    Com esta formação completa, aliada aos dedicados estudos dos acadêmicos, o Curso de Direito coleciona resultados expressivos no Exame na Ordem dos Advogados do Brasil, um dos desafios que os alunos enfrentam e que hoje consagram a FASB como recordista em aprovação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COORDENAÇÃO: