Psicologia

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

     O curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB foi autorizado em 2002, com início da primeira turma em 2003.

    O curso tem por objetivo formar profissionais que atuem no âmbito da promoção de saúde e da qualidade de vida, preparando profissionais competentes, com visão interdisciplinar atualizada para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida na sociedade.

    O aluno do curso de Psicologia tem oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa, extensão e ensino durante o curso. E com aulas teóricas e práticas de estágios supervisionados, os alunos podem instrumentalizar-se à atuação futura. Visando cumprir estes objetivos, o Projeto Pedagógico do curso propõe um currículo que contempla duas Ênfases Curriculares (Psicologia Clínica e Processos de Saúde; Práticas Sociais e Institucionais) que articulam-se aos Componentes Curriculares Optativos, bem como aos Estágios e ao Trabalho de Conclusão de Curso.

 

DIFERENCIAL FASB:

    O Curso de Psicologia visa propiciar ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades: Diagnosticar, planejar, executar e avaliar, criticamente, intervenções no âmbito dos sistemas educacionais, formais e informais, das relações sociais e do trabalho, bem como procedimentos psicoterápicos, preventivos e remediativos. Investigar e produzir conhecimentos relativos às questões psicossociais no âmbito do trabalho interdisciplinar e realizar perícias e emitir pareceres sobre assuntos pertinentes à Psicologia.

    A estrutura física da FASB para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem inclui: Biotério, Laboratórios de anatomia e fisiologia, Laboratório de análise experimental do comportamento, Biblioteca e a Clínica-Escola de Psicologia.

    A FASB conta com a CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA (CEPSI), na Unidade de Serviços onde é oferecido atendimento psicológico a comunidade de Barreiras e cidades circunvizinhas.
A Clínica-Escola proporciona a comunidade um espaço próprio e cumpre o duplo objetivo de oferecer atendimento psicológico a essa população e ser campo de estágio e pesquisa para os alunos.
Este conjunto de conteúdos e ações está organizado de forma a cumprir a missão da FASB de forma a desenvolver a formação integrada nos valores éticos, contemplando no processo de ensino/aprendizagem do curso a pesquisa acadêmica e a formação da cidadania.

O MERCADO:

    O Psicólogo pode atuar na iniciativa pública ou privada, utilizando técnicas com o objetivo de diagnóstico e tratamento psicológicos, orientação e seleção profissional e intervenções a partir da análise da influência de fatores ambientais e psicossociais sobre as pessoas. Igualmente, atua em clínicas psicológicas, em centros de prevenção e promoção de saúde, em instituições de ensino, em pesquisa e serviços junto à comunidade.

ATOS LEGAIS:

  • Portaria de autorização: Nº. Documento: Portaria MEC 3.692 de 20/12/2002
  • Data de início de funcionamento do curso: 23/12/2002
  • Denominação: Bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo
  • Número de vagas ofertadas para o curso no vestibular: 50
  • Regime de matrícula: integral
  • Regime do Curso: Seriado Semestral
  • Turno(s) de funcionamento: DIURNO

      MATRIZ CURRICULAR:

      MATRIZ CURRICULAR (EM IMPLANTAÇÃO)

DESTAQUES DO CURSO:

    Segundo avaliação do MEC, o curso de Psicologia da Fasb foi reconhecido com nota 3.

    Contamos com um Projeto Pedagógico único, que visa estimular o aluno a produzir conhecimento e não apenas a reproduzi-lo, com vistas a uma formação ética e de cidadania. Contamos com um corpo docente qualificado e experiente nas áreas que lecionam. E ainda, uma Clínica-Escola que atende à população e serve de local de prática de estágio aos alunos, bem como de atividades de pesquisa e extensão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COORDENAÇÃO:

Voltar para o topo