PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO

 

     O que é:

        É o Programa de Qualificação para Exportação de iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional: “Minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente ou fazer uso de um comercial exportador? ” O PEIEX ajuda a responder essas e a muitas outras questões relacionadas à exportação.

    Como é implementado:

    O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil, que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação de empresas. Ou seja, profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.

  •    Convênio IAESB/UNIFASB e Apex-Brasil:

      No mês de novembro de 2018 a então Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), atualmente Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), assinou o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira de nº 46-13/2018, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para a implantação do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Oeste da Bahia.

    Equipe:

    Local:

        A equipe de profissionais que atuam no Núcleo Operacional do Peiex Barreiras/Ba é constituída pela Coordenadora do Núcleo, o Monitor Extensionista, quatro Técnicos Extensionistas e dois Apoios Técnicos (estagiários).

     

        O Núcleo encontra-se em funcionamento desde janeiro de 2019, em uma Sala no Prédio I do UNIFASB, designada especificamente para o Programa, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial. O UNIFASB fica localizado na Avenida São Desidério, nº 2440, Bairro Ribeirão, Barreiras/BA.

     

    Metodologia de trabalho do PEIEX:

    O trabalho da equipe inicia-se por meio da prospecção de empresas e da avaliação de perfil para o Programa. Se a empresa tiver o perfil e aderir ao programa é realizado um diagnóstico para avaliar a empresa. A partir daí é implementado um plano de trabalho nas principais competências que a empresa precisa para a exportação. Como resultado de todo o trabalho é construído um Plano de Exportação para o mercado e o produto definido pela empresa. Todo o atendimento é realizado na empresa e adaptado a sua realidade.

    Ao final a empresa terá oportunidade de participar de rodada de negócios com comerciais exportadores. Durante o atendimento, após adesão, a empresa já passa a ter acesso a informações e oportunidade de eventos de promoção comercial oferecidos pela Apex-Brasil.

  •  

    O que é:

    A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é um serviço social autônomo como o SEBRAE, SENAI, SESC e outros, que coopera com o poder público para promover a exportação de produtos e serviços brasileiros e atrair investimentos externos para o Brasil. A gestão da agência é supervisionada pelo Ministério das Relações Exteriores.

    Um dos desafios permanentes da Apex-Brasil é inserir novas empresas no esforço exportador brasileiro. Para isso, a agência conta com um programa que prepara empresas não exportadoras para iniciar a comercialização externa de seus produtos de forma planejada e segura.

    Esse programa é o PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, que tem a missão de preparar as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação. O PEIEX conta como uma metodologia própria. O atendimento de cada empresa é customizado e é realizado pela equipe  técnica do Núcleo Operacional do Programa em cada região onde o programa atua. No site da Apex-Brasil (https://portal.apexbrasil.com.br) encontra-se o cadastro do Núcleo Barreiras-BA.

Contato

Telefone: +55 (77) 3613-8894

E-mail: peiexoesteba@gmail.com