Estudantes de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) participaram, nesta terça-feira (31), de uma palestra com o Dr. Thiago Mello do Espírito Santo, especialista em angiologia e cirurgia vascular, realizada no Auditório João Altivo Bergamo, na sede da instituição. A apresentação corresponde à inauguração da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUE) do curso de Medicina da faculdade. 

   Dois temas foram abordados na apresentação: Trombose Venosa Profunda (TVP) e Tromboembolismo Pulmonar (TEP). “A aceitação da palestra foi ótima. O palestrante apresentou o conteúdo com uma linguagem simples, para facilitar o aprendizado” avaliou o professor de Medicina e orientador da LAUE, Dr. Rodrigo Mello.” As atividades da Liga continuam na próxima aula, que está prevista para 13 de novembro, com o neurocirurgião Dr. Luís Fernando, sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, informou.

   Victoria Macedo, estudante do 2º semestre, elogiou a forma como a aula foi conduzida. “Gostei muito da didática adotada pelo médico Dr. Thiago. Ele encontrou uma maneira descomplicada para passar o assunto, e isso é muito importante para nós que estamos no início do curso”, disse. 

   José Vitor Cambuí, que também acadêmico do curso, aprovou a ideia de trazer especialistas para aprofundar os assuntos. “O nosso quadro de professores é muito bom, mas considero importante trazer pessoas com outras formas de apresentar os temas. Isso cria diversidade e enriquece ainda mais o nosso conhecimento”, opinou.

Liga de Urgência e Emergência – A LAUE é constituída por um grupo de dez alunos e cinco membros da diretoria, que têm a missão de organizar e promover atividades que complementem a formação, com foco no ensino, pesquisa e extensão. Para ingressarem na Liga, os alunos foram submetidos - e aprovados - a uma avaliação. “O estágio é destinado aos que passaram na prova e fazem parte da LAUE, mas as aulas que estão na programação, são liberadas para todos os estudantes do curso”, explica o orientador Rodrigo Mello.