A proposta pedagógica da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) prevê o acompanhamento, ano após ano, da formação dos seus alunos. Como parte desse processo, foi realizada mais uma etapa do Estudo Contributivo, na noite desta terça-feira (31). Alunos dos cursos de Educação Física, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Agronomia responderam aos questionários.

“Quando o aluno ingressa na instituição, passa por uma pesquisa chamada ‘Espelho-Imagem’ que estabelece um perfil para ele. Ao final do curso é realizado o Estudo Contributivo, depois há o cruzamento das informações desses dois instrumentos. Isso é fundamental para conhecermos o perfil do profissional que estamos colocando no mercado”, explicou o coordenador do curso de Produção Audiovisual, Vandré Vilela.

Outro importante objetivo do estudo é a preparação do aluno para a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esta avaliação nacional tem, também, a função de mensurar o nível do ensino que vem sendo desenvolvido nas instituições. “Aprovo a avaliação porque está nos preparando. Quando temos um bom desempenho no Enade, significa que a proposta pedagógica da faculdade foi bem aplicada e que estamos preparados para o mercado. É uma vitória para as duas partes”, declarou a estudante Milene da Luz.

“Quando a instituição nos dá a oportunidade de responder esse questionário, ela está nos permitindo a preparação para o Enade. Além disso, esse estudo é importante para que o próprio aluno faça uma avaliação do que aprendeu após o ingresso na FASB. É o momento em que descobrimos o quanto evoluímos com o curso e o quanto nossos horizontes foram ampliados”, comentou o acadêmico Paulo Henrique, do 6º semestre de Educação Física.

Após a conclusão da coleta de dados, os profissionais da FASB realizam a avaliação dos resultados que são publicados e ficam à disposição dos interessados.