As dúvidas entre os jovens que estão cursando o ensino médio, sobre o curso superior ou o nicho de mercado em que desejam atuar são comuns. Com o objetivo de auxiliar esses jovens a descobrir quais as áreas que eles têm aptidão e compatibilidade, a Faculdade São Francisco de Barreiras realizou uma oficina de ‘Orientação Profissional’ na tarde desta quinta-feira (21), no Colégio Estadual Prisco Viana, em Barreiras. A ação integrou o projeto #Transformaê – Virada Cultural, que realizou ao longo deste dia, palestras e cursos nas escolas da rede pública de ensino de Barreiras.

As estudantes do 8º semestre do curso de psicologia da Fasb, Tammy Martins e Isabela Carolina, levaram aos alunos da escola pública uma série de informações sobre os cursos superiores, as profissões e os critérios que devem ser levados em conta no momento de escolher uma carreira. “Não adianta escolher a profissão por pressão da família, por perspectiva de ganhos financeiros ou outros fatores, se a pessoa não tem real interesse de trabalhar naquela área. Muitas vezes o jovem tem uma ideia sobre a profissão, mas na prática as coisas são diferentes, por isso é importante pesquisar antes. Para ser um bom profissional e alcançar sucesso, a pessoa tem que gostar do que faz”, disse uma das palestrantes.

O aluno do 1º ano, Douglas Fernandes, compreende a importância da escolha: “Muitas vezes a família quer uma coisa e a gente quer outra. O jovem tem que ter atitude para mostrar aos pais que ele não tem interesse, caso a escolha não seja a mesma entre pais e filhos. Essa palestra faz a gente ver que o momento da escolha é o mais importante”, afirma. Antes do encerramento foi realizada uma atividade dinâmica, que consistia nas respostas de cada estudante a várias perguntas sobre suas preferências. Com os debates e a abertura de novas linhas de raciocínio, os jovens que antes estavam indecisos passaram a sentir-se mais seguros para escolher, num futuro próximo, os caminhos a seguir. “Ainda não sei em que área vou trabalhar, mas vou fazer algo que eu realmente gosto”, disse Guilherme Nogueira, estudante do 1º ano.

Transformaê – Ao longo do dia, no Colégio Prisco Vianna, a parceria com a FASB levou uma sessão de cinema com curtas metragens do curso de produção audiovisual e uma atividade de grafitagem com o viés educacional nos muros da instituição. Dentro do projeto Transformaê, os acadêmicos de Psicologia da FASB também ministraram palestras sobre “Família” e “Motivação” para os estudantes de nível médio do Colégio Alexandre Leal Costa (Polivalente) e ‘Saúde Emocional – Valorização da Vida” para os estudantes do Centro Territorial de Educação Profisssional (Cetep).