O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) promoveu nesta quinta-feira (15), uma palestra online sobre Marketing Pessoal e Técnicas Teatrais para Comunicação em Público destinada aos professores que integram o corpo docente da instituição. O objetivo foi o de celebrar o Dia do Professor com um evento que ao mesmo tempo, valorizasse os profissionais e repassasse novas técnicas para a atuação da classe, nestes tempos de pandemia. O encontro reuniu, além dos professores do UNIFASB, os pró-reitores da instituição.

O Núcleo Institucional de Ensino e Aprendizagem (NIEP) convidou os professores mestres de Salvador Alessandro Leboreiro e Fausto Soares para ministrar a capacitação. A atividade se fez necessária, segundo os organizadores, em função do aumento das atividades remotas, e da necessidade do profissional da educação se adaptar a este novo conceito, apesar das atividades home office sempre foram comuns, antes mesmo da pandemia. Ainda assim, as aulas remotas foram uma novidade que vieram  à tona em tempos de distanciamento social.

Na profissão de ensinar há mais de 20 anos, Leboreiro explicou que atualmente o professor produz uma marca e vende um produto, o conhecimento. As tecnologias são aliadas e quem não se atualizar e entrar no ritmo pós-moderno que une internet e ensino não terá sucesso profissional. “Estamos em um cenário nunca visto antes, tudo é muito incerto e são necessárias práticas imediatas para uma nova maneira de produzir e repassar o conhecimento. Professores alheios às atualizações tecnológicas ficarão fora de mercado, os alunos que são consumidores exigem esse know-how”, comentou ao falar sobre as adaptações necessárias para um bom profissional.

Já o mestre Fausto Soares, abordou diversas técnicas de como se apresentar em sala de aula. Especialista em práticas teatrais pontuou a importância de se comunicar de maneira clara e objetiva. “O professor é um personagem, a cada momento e assunto é um tipo de comportamento. São necessários roteiros para treinar os temas, em situações de dificuldade, ensaiar a apresentação e saber lidar com os diferentes tipos de medo em sala de aula é essencial”, relatou.

O assessor especial junto à entidade mantenedora do UNIFASB, professor Marden Lucena acompanhou a palestra destacando como os professores da instituição estão se comportando nessa nova fase de ensino acadêmico. “Sentimos essa proximidade maior entre os alunos e professores nessa época de pandemia, essa capacitação em forma de palestra apresentou uma sinergia muito grande entre os participantes. Com certeza vamos ressignificar essas novas práticas na docência”, disse, agradecendo aos palestrantes as trocas de experiências.