Diante do atual cenário de incertezas que a pandemia da Covid-19 impôs ao mundo, o Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) norteou as discussões do Planejamento Educacional 2020.2 no tema “Os desafios e possibilidades em tempos de ensino remoto”, o evento foi realizado na terça-feira (18), véspera do início das aulas remotas do segundo semestre. O reitor André Bergamo, com o apoio dos pró-reitores da instituição, comandou os debates junto aos professores e coordenadores de curso que participaram de forma remota, pela internet.

Bergamo falou sobre como a pandemia afetou as atividades da instituição enfatizando o esforço que o UNIFASB está fazendo para bem atender aos acadêmicos. “Buscamos alternativas para que as aulas tivessem sequencia no primeiro semestre, com o máximo de aproveitamento. Esta experiência, junto com as incertezas vivenciadas nos deram subsídios para nos adaptarmos e nos preparamos para o semestre 2020.2, já pensando no ano letivo de 2021. Queremos o melhor para os alunos. Não estamos parados, toda nossa equipe está capacitada para enfrentar as dificuldades e continuar as aulas”, disse.

Dividido em dois momentos, um destinado para coordenadores e professores discutirem metas e novas dinâmicas de ensino remoto e o segundo, para socialização das propostas e detalhamento das estratégias, o Planejamento Educacional focou, principalmente, no sistema de aulas em ambiente virtual. Uma nova modalidade que chegou e que será posta em prática no segundo semestre, em cumprimento aos decretos Estadual e Municipal e as orientações das autoridades em saúde pública.

O Plano de Contingenciamento elaborado pelo UNIFASB que prepara colaboradores e readéqua a estrutura física da instituição para o retorno das aulas presenciais, foi citado pela pró-reitora de administração, Joana Ramos.” Estamos com tudo esquematizado, dentro do plano de retorno, foi criado um Comitê de Contingenciamento em que estamos monitorando rotineiramente as medidas de segurança para proteção contra a Covid-19. Toda estrutura física foi modificada dentro dos parâmetros de segurança e estamos prontos para iniciar as atividades presenciais. Nossas equipes de colaboradores estão devidamente capacitadas e prontas para receber nossos acadêmicos, prezando pela saúde e integridade de todos”, afirma.