O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), desde o início do período crítico da pandemia do novo Coronavírus, está empenhado em trabalhar as diferentes maneiras de conciliar as atividades acadêmicas e administrativas. A instituição já se adiantou e formatou um Plano de Contingenciamento para quando as aulas presenciais forem retomadas, mas, por enquanto, continua com as atividades do cronograma acadêmico de forma virtual. No dia 30 de julho, foi a vez dos alunos de Educação Física apresentarem 15 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de maneira on-line. Com plataforma específica e convidados virtuais, o colegiado integrou a prática à rotina do curso.

De acordo com o coordenador do Curso Fred Euler, as adaptações são necessárias considerando o atual momento. “Está sendo um semestre diferente, atividades antes presenciais agora estão sendo trabalhadas em outros formatos. Sabendo que um dia isso mudará, precisamos nos adaptar e focar nos três pilares que moldam o cenário hoje, negócios, saúde e educação. As mudanças de hábitos e maneira de conviver em sociedade estão diferentes”, avalia o docente.

A defesa dos trabalhos de conclusão de curso adotada pelo UNIFASB, de maneira on-line e em tempo real é inovadora para a comunidade acadêmica da região Oeste.  Ao longo das aulas os professores trabalharam junto aos alunos essas mudanças dentro da disciplina de monografia, a apresentação já seguia moldes de orientação virtual. Além do curso de Educação Física acadêmicos de Direito e Agronomia defenderam seus trabalhos em bancas virtuais.