Através de plataformas on-line e aplicativos de redes sociais, a instituição oferece informação de qualidade e garante atividades acadêmicas

Durante esta semana o Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), proporcionou a estudantes, profissionais e comunidade em geral palestras virtuais gratuitas em que o tema principal foi a saúde humana. Na segunda-feira(15), o curso de Educação Física abordou saúde pública na cidade de Barreiras e nesta quarta-feira (17), o curso de Biomedicina tratou sobre uma pesquisa de vacina em desenvolvimento, contra a Covid-19, em São Paulo.

O colegiado do curso de Educação Física, através do coordenador Fred Euler e do docente Marcelo Ramos trouxeram ao debate o diretor de Esportes e Lazer do município de Barreiras, Lucas Quirino. O tema da live realizada na segunda-feira foi ‘Políticas públicas na área de esporte e lazer no município’. O diretor da pasta pontuou as ações realizadas e as que estão em andamento na zona rural e urbana. No encontro virtual foi enfatizado aos acadêmicos a ideia do público também como nicho de mercado na região, e ainda, a atuação do profissional da educação física e suas contribuições na saúde pública.

O curso de Biomedicina que investe fortemente na área de pesquisa, por meio da docente Juliana Fetal, trouxe o biomédico e pesquisador Roberto Carlos Junior, que faz parte do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e atualmente está gerenciando o projeto que desenvolve vacina contra Covid-19 na Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador abordou as fases da pesquisa, falou sobre a falta de conhecimento sobre o vírus e como este fator dificulta uma pesquisa.

Juliana Fetal destacou que a Covid-19 é uma doença nova e atualmente a comunidade cientifica não possui informações suficientes para combatê-la, por isso essa pesquisa da vacina é tão importante para o mundo. Já o pesquisador acredita que até 2021 a população mundial já poderá contar com a vacina contra o vírus uma vez que existe grande chance da vacina ser descoberta pelos brasileiros, afinal estão em contato com diversos grupos de cientistas do mundo todo, trabalhando em conjunto para obter respostas dessa desconhecida forma de vida.

Durante todo o período da pandemia, professores, coordenadores e reitoria do UNIFASB está concentrando os esforços para levar conhecimento de qualidade aos seus acadêmicos. As palestras on line, com temas de interesse geral e de relevância para o momento, são uma das ferramentas utilizadas pela instituição de ensino. Além das realizadas pelos cursos de Biomedicina e Educação Física, outras, a cargo dos colegiados de Psicologia e Direito foram oferecidas gratuitamente.