A turma de Enfermagem de 2016.1 do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) participou na sexta-feira (13) no auditório João Altivo Bergamo da Cerimônia de Entrega da Lâmpada. Um ato simbólico, que reforça os preceitos do enfermeiro, ação altruísta estimulada pela coordenação do curso.  “Esta é a segunda edição de um resgate histórico, lembramos de uma enfermeira que deixou um legado de amor e responsabilidade profissional importante para o mundo e principalmente para os novos profissionais entenderem o que é cuidar de um ser humano”, destaca a coordenadora interina de Enfermagem, Janezeide dos Santos, ao se referir a Florence Nightingale, enfermeira italiana que tratava de feridos de guerra.

Durante a cerimônia foram entregues presentes para os acadêmicos e de maneira simbólica, uma lâmpada, que remete às situações vivenciadas em 1854, quando começou a Guerra da Crimeia, e a enfermeira saía no escuro procurando homens feridos para ajudá-los. Os alunos também fizeram o Juramento Nightingale, que dedica a vida profissional em favor da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação.

Foram exibidas fotografias de momentos de união da turma, que espera a formatura neste final de ano. A acadêmica, Jaqueline Lopes comparou o evento a uma prévia da colação de grau. “E uma espécie de treinamento para nossa colação de grau, já fizemos estágio e estamos em fase de conclusão do curso.  A cerimônia da entrega da Lâmpada, é um ato que emociona o verdadeiro profissional”, relata.

Ao encerrar o evento a Pró-reitora de Ensino, Marilissa Dobrachinski destacou que a profissão de enfermeiro é um estilo de vida, pautado nos cuidados e dedicação aos doentes. “Que esta turma faça diferença na vida dos que necessitam de cuidado e amor, sejam luz “, incentivou.  Após a cerimônia os alunos participaram de um café da manhã, como forma de integração.