Cerca de 40 jovens que estudam na Escola Estadual Jardim, da cidade de Novo Jardim, no Estado do Tocantins, estiveram, na sexta-feira (13), no Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB). A visita técnica - iniciada pelo professor Carlos Silva, com uma palestra sobre produção audiovisual - foi a alternativa encontrada pela direção da escola para despertar nos estudantes o interesse pelo ensino superior, uma vez que eles já estão prestes a concluir o ensino médio. A experiência é vista como uma oportunidade para conhecer a vivência dos acadêmicos, conferindo de perto os trabalhos, processos e serviços, bem como a integração entre eles enquanto se preparam para o mercado de trabalho.

“Os estudantes estavam precisando de algo diferente, que servisse como motivação. Conseguimos articular a visita, então viemos mostrar a eles esse universo novo, que é o âmbito universitário. Essa vinda já começou a provocar neles um pensamento diferente, com manifestações de interesse em cursar o ensino superior. Muitos já estão na fase de fazer essa escolha, e isso é muito bom, porque faz com que eles se empenhem para alcançar esse objetivo”, comentou o professor Charles Xavier, um dos responsáveis pela coordenação do grupo de visitantes.

Uma das estudantes da caravana, Mikaele Castro Ramos, considera que a experiência vai agregar valor às reflexões sobre o futuro. “A visita está sendo muito legal. Nós temos que pensar, desde já, no que vamos fazer na vida profissional, mas isso não vinha acontecendo com frequência. Muitas vezes pensamos que o ensino superior é algo difícil de ser alcançado, mas vendo tanta gente aqui estudando, seguindo seus sonhos, podemos concluir que para nós também é possível”, refletiu.

Quem também aprovou a visita foi o jovem Guilherme Júnior. “É de grande valia sairmos da nossa cidade para conhecer outros ambientes, outras realidades. Essa viagem nos faz perceber que não estamos tão longe dos cursos. Ainda não decidi o que pretendo cursar, mas acho que até o final dessa jornada teremos mais condições de pensar nisso. Tenho visto, entre os colegas, que muitos já têm uma ideia do que querem fazer”.  Após o almoço, servido na cantina da própria instituição, programação da visita seguiu, no período da tarde, com visita aos laboratórios, departamentos, salas de aula e espaços de convivência.

Estrutura Moderna – Em atuação há 20 anos no Oeste da Bahia a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), hoje Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) conta com 10 cursos de graduação, dois tecnológicos e três pós-graduações. Possui sede própria com moderna infraestrutura, Unidade de Serviços para atendimentos nas áreas da saúde e jurídica à população, e qualificado corpo docente. A construção do Hospital Universitário, em andamento é um dos próximos passos que a instituição dará início.