Um evento com diversas atividades e serviços oferecidos gratuitamente à população foi realizado pelo Sistema Sicredi, na praça Castro Alves, no centro de Barreiras, neste sábado (14) em comemoração ao Dia C (Dia de Cooperar). O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), parceiro da iniciativa, mobilizou equipes dos cursos de Enfermagem, que realizou testes rápidos; Direito, com o núcleo de Práticas Jurídicas e Fisioterapia, com testes de equilíbrio e ventosaterapia - que direciona a irrigação de sangue no corpo para promover o relaxamento muscular. Balancinho, jump, bola e tábuas de equilíbrio foram alguns dos equipamentos utilizados na ação.

O professor do curso de Fisioterapia da UNIFASB, Alessandro Pedrosa, comentou sobre a participação da instituição no evento. “Estamos cooperando com a saúde da população. O foco principal dos testes realizados é a prevenção de quedas, por isso trouxemos nossos alunos, que estão em um estágio avançado de conhecimento, para realizar os testes de equilíbrio. A UNIFASB sempre se preocupou em contribuir com a sociedade, por isso parabenizamos a organizadora desse evento tão bacana”, elogiou.

O diretor do Sicredi, Maxsuel dos Santos, falou sobre o evento, realizado em todo o mundo. “O Dia C é comemorado no mundo inteiro. Hoje estamos, com nossos parceiros, como a UNIFASB, realizando ações na área do esporte, doação de sangue, educação financeira, empreendedorismo, saúde corporal e mental. Queremos chamar a atenção da comunidade barreirense para a importância de as pessoas ajudarem quem mais precisa. Cooperativismo é fazer juntos. Isso não é coisa do passado, é tendência”, enfatizou.

Para a acadêmica de Fisioterapia da UNIFASB, Vitoria Oliveira Santana, destacou que o Dia C é uma forma de oferecer serviços gratuitos, difundir a importância da união das pessoas em prol de causas sociais e serve, também, para mostrar para a comunidade as funções da Fisioterapia. “É muito gratificante ver as pessoas descobrindo o vasto universo desta área. No meu primeiro contato foi assim, mas fiquei encantada com esse novo olhar sobre essa profissão”, afirmou.