Uma palestra sobre abuso e exploração sexual, realizada no Colégio Enigma, na manhã desta quarta-feira (29), promovida pela parceria entre a escola a e a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) teve como objetivos a preparação para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a abordagem do tema como forma de esclarecimento e orientação, para os jovens da faixa etária atendida. A apresentação foi feita pelas acadêmicas Bárbara Raquel e Sabrinne Mota, do 8º semestre do curso de Psicologia da FASB.

“Achei bastante importante a gente buscar essa construção do que pode levar ao abuso e a exploração sexual, principalmente, partindo da questão da construção do gênero na sociedade. Entre feminino e masculino, onde o masculino é superior e se acha no direito de abusar das mulheres, que são as grandes vítimas. Isso vai ajudar na construção desse possível tema de redação e também na vida deles”, disse a professora Shimony Coelho Machado, também do curso de Psicologia, que elogiou os estudantes pelo alto nível de conhecimento.

A turma reagiu positivamente, participando com comentários, perguntas e respostas. A estudante Giulia Uchida, aprovou o conteúdo debatido. “A palestra foi muito pertinente, porque abordou algumas questões que nos fazem entender o que motiva o abuso, como é o caso do machismo. Muitas vezes acreditamos que isso se apresenta em grandes ações, mas tudo começa em pequenos acontecimentos do dia a dia, em alguns casos, nas entrelinhas. A forma com que o tema foi apresentado será muito útil no ENEM, pois nos deu base para construir o texto com muito mais fundamentos”, refletiu.

Uma atividade dinâmica, com o uso de uma bola colorida, lançada aleatoriamente em direção à turma, com o intuito de provocar a participação no debate, promoveu interação entre palestrantes, professores e estudantes. “A palestra veio a abarcar mais conhecimento para os alunos da 2ª e 3ª séries do Colégio Enigma, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre gênero, abuso e a diferenciação em relação à exploração sexual. Sempre nos esforçamos para preparar cada vez mais os nossos alunos, deixando-os prontos para alcançar os objetivos dentro do âmbito escolar e profissional”, avaliou Carla Silva Rabelo, professora das turmas participantes.

Projetos em escolas - A FASB desenvolve, há algum tempo, projetos para promoção do desenvolvimento dos acadêmicos por meio da aproximação da instituição com as Escolas de Ensino Médio de Barreiras. Palestras e mesas redondas são realizadas permitindo momentos de reflexão e aprendizado fora de sala de aula. “É o momento em que se privilegia as orientações sobre os problemas do cotidiano, a convivência em grupo, o respeito, a solidariedade, a cooperação, cujos temas encontram-se relacionados à sexualidade, às drogas, a violência, a educação ambiental, entre outros. Além disso, ajudam na preparação dos estudantes das escolas na obtenção de um bom desempenho no Enem”, explica a diretora acadêmica da FASB,  Marilissa Dobrachinski.