A elaboração de trabalhos científicos ganhou, deste a última sexta- feira (18), um importante e rico aliado para consultas e apoio. Trata-se do livro, “Manual de TCC” de autoria de Aderlan Messias, que foi professor da instituição e agora dedica seus dias ao mestrado. O lançamento oficial da obra, que começou a ser construída em 2012, foi no auditório João Altivo Bérgamo e reuniu professores, acadêmicos e egressos que fizeram questão de conhecer de perto a obra, que traz um aprofundado roteiro e suporte para a elaboração de trabalhos científicos.

¨O livro foi resultado de um material que comecei a elaborar ao longo das aulas de monografia, buscando sempre referências atualizadas e consolidadas no campo da metodologia científica, sobretudo no contexto jurídico. O mais importante desta obra foi exemplificar os conceitos metodológicos com base em trabalhos científicos produzidos pelos alunos. O lançamento do livro me deixou muito feliz, pois fui surpreendido com várias manifestações de carinho, afeto e admiração. Hoje pude perceber que nós professores somos espelho para os nossos alunos. Isso só nos motiva a buscar, a cada dia, desenvolver um trabalho pautado no comprometimento e na responsabilidade com o aprendizado dos alunos¨, disse o autor.

O lançamento da obra foi motivo de satisfação também para a coordenação do curso de Direito, onde Aderlan Messias atuou como professor. ¨É motivo de muito orgulho do colegiado de Direito da FASB porque esse material começou a ser construído desde 2012, quando ele começou a ensinar. Foi um caminho longo a ser trilhado, mas a FASB, foi uma grande colaboradora deste projeto. Esse livro, vai contribuir muito, principalmente para os alunos de Direito da instituição, uma vez que traz uma visão clara, com exemplos práticos de como fazer um trabalho de pesquisa. Tenho certeza que o aluno que tiver a oportunidade de ler essa obra, vai ter uma facilidade maior em desenvolver um bom TCC¨, relatou a coordenadora Cristiane Pacheco.

Mas a solenidade não poderia deixar de ter depoimentos de ex-alunos de Aderlan, alguns hoje egressos, outros que estão cursando ainda.  Rosa Lícia Oliveira, é acadêmica do 6º semestre e comentou o obra. “É um material de alta qualidade, de forma direta, objetiva e clara, o professor Aderlan, traz uma linguagem fácil e consegue nos mostrar como funciona a metodologia aplicada ao texto¨, disse.  Milton Ferreira, aluno do 4º semestre, também ressaltou a importância do livro para a vida acadêmica. ¨Essa obra vai servir para todo o período do curso de Direito, independente do semestre. A FASB já usava as orientações do professor Aderlan. Então agora com livro, vai clarear bastante as dúvidas sobre trabalho de pesquisa¨, afirmou Milton.