Cerca de 300 pessoas participaram da palestra de abertura do Simpósio de Ciências Sociais Aplicadas realizado no ginásio de esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O evento, organizado pelos colegiados de Ciências Contábeis e Administração nos dias 13 e 14 deste mês levou, aos participantes, informações sobre organização empresarial, competição e consultorias para micro e pequenas empresas.

Para esta edição foi realizado um levantamento junto aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis sobre as temáticas que eles gostariam que fossem reforçadas.  A partir daí, foram pesquisados diversos temas para o Simpósio de Ciências Sociais. “No primeiro dia tivemos uma palestra principal com o tema ‘subjetividade nas organizações" com a Mestra Eva Regina do Nascimento Lopes’, e no segundo dia, palestras sobre ‘Formação do preço de venda como fator competitivo das organizações’ com o Especialista Fernando Linhares; ‘Gestão Pública no Brasil: desafios do profissional da área’ com o Especialista Hamilton Carvalho e ‘Consultoria para Micro e Pequenas empresas’ com os consultores do Sebrae Evilásio Moreira da Silva Neto e Daiana Morais da Silva”, explica a professora dos dois colegiados, Maiane Soares. .

Ely Taiane Tavares, que cursa o 8º semestre de Contábeis fez parte da monitoria e organização do simpósio. “Foi bem interessante estar na condição de organização, porque foi a primeira oportunidade de estar à frente desse trabalho, num evento dessa magnitude. Eu já trabalho na área contábil, e organizar este evento, me ajudou a pensar nas rotinas organizacionais”. Segundo a professora Joana Ramos, coordenadora do curso de Administração, o trabalho de monitoria foi ampliado neste segundo ano de evento. “A gente resolveu abrir inscrição voluntária para os acadêmicos, por meio do trabalho de monitoria, para auxiliar os professores. Eles (monitores) fazem parte da comissão organizadora do evento em várias comissões, e por meio do esforço deles o evento foi um sucesso”, ressalta.

Como parte das inscrições, cada estudante ou profissional, fez a doação de leite distribuído para as instituições de Barreiras Abrigo dos Idosos e Lar de Emmanuel. “Agradeço em nome dos idosos a doação desses produtos. A FASB está sempre presente em nosso abrigo tanto com doações de alimento, como com assistência humanitária. Recebemos estudantes de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, que visitam o abrigo com frequência. Tudo isso é um trabalho de solidariedade e gratidão. Os idosos se sentem muito felizes”, disse a irmã Mariazinha, do Abrigo dos Idosos.