Quando o suprimento de sangue que irriga o cérebro é interrompido em uma determinada área, seja por rompimento ou entupimento de artérias, ocorre um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Anualmente, cerca de 130 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência da doença. Por conta da relevância do tema, a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUE), do colegiado de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), convidou o neurocirurgião Dr. Luís Fernando Reis para ministrar uma palestra para os estudantes do curso.

Durante a palestra, realizada na última segunda-feira (13), no auditório da Fasb, foram apresentadas informações sobre os tipos, causas e fatores de risco e prevenção do AVC. “O que foi transmitido na palestra é um tipo de informação que deveria ser ainda mais divulgada por meio de campanhas. O tema tem grande importância para a sociedade e para nós, futuros profissionais da Medicina, é fundamental. Essa excelente palestra nos incentiva a fazer uma pesquisa ainda mais profunda sobre os riscos e prevenção da AVC”, avaliou a estudante do 2º semestre do curso de Medicina, Jussana da Silva Araújo.

“Se eu fosse resumir o tema AVC, diria para cuidarem da pressão arterial. Façam atividade física, não fumem e tenham bons hábitos de vida. O evento circulatório cerebral pode acontecer com qualquer um, mas se a pessoa tem maus hábitos, é mais provável acontecer”, alertou o neurocirurgião, que durante a palestra enfatizou sobre sintomas, diagnóstico, tratamento e medicamentos normalmente utilizados para tratar os pacientes. O palestrante, Dr. Luís Fernando, além de médico é professor universitário, e falou também sobre a satisfação em atuar na sala de aula: “Considero uma experiência intensamente gratificante, independente do fator financeiro. Gosto muito da carreira docente, do convívio com os alunos e do ambiente acadêmico”, disse.

Vestibular – Já está disponível a lista da 1ª chamada do curso de Medicina da FASB, que podem conferir os resultados a e a documentação necessária para a matrícula em medicina.fasb.edu.br. A FASB está com  vagas abertas até a próxima quarta-feira, dia 22, para o Vestibular 2018 quando os interessados podem concorrer às mais de mil vagas nos 12 cursos de nível superior da instituição: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Produção Audiovisual e Psicologia. As inscrições podem ser efetuadas online no site www.fasb.edu.br/vestibular  no valor de R$ 50,00. As provas serão dia 26 de novembro. Desconto de 30% na matrícula.