Um evento realizado na última sexta-feira (08), no Clube ABCD marcou o encerramento do curso de Dança do Salão do projeto Universidade Aberta da Melhor Idade (UAMI), da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Mais de 30 certificados foram entregues para participantes e instrutores que acompanharam ainda a exibição de um vídeo com a retrospectiva do curso, fizeram apresentação de coreografia e se confraternizaram durante um coffee break.

Cada vez mais comuns, os exemplos de superação são frequentes na Universidade Aberta da Melhor Idade, o que reforça a importância do projeto para idosos afastados do convívio social. “Minha mãe estava com depressão, então eu a trouxe para o projeto. Chegando aqui, gostei tanto que também quis participar. É um ambiente muito alegre, com professoras maravilhosas, que têm muito carinho por nós”, disse Joanita, filha de Sizaltina Nascimento. Outra participante, Clarice de Santana Ramos, resumiu a experiência vivida no curso. “Antes de entrar para esse projeto eu estava muito deprimida, me sentindo só. Hoje, sinto como se fosse uma criança. Aqui eu encontrei uma família”, resumiu.

O projeto ajudou ainda, pessoas que, como o senhor Arlindo Nunes da Silva, vieram de outros estados, e tinham o interesse em fazer amizades na cidade. “No início, vim por curiosidade. Não conhecia ninguém. O projeto é muito importante para socialização e a saúde. Aqui trabalhamos com o corpo e a mente. Aconselho a todos que participem das próximas edições”, disse.

“Estamos colhendo, na noite de hoje, o que plantamos e cultivamos durante todo o projeto. Tudo foi planejado, houve muito trabalho e organização. Só tenho a agradecer à FASB e às pessoas que me apoiam. Passamos momentos inesquecíveis, com muita alegria, amizade, dança e emoção”, declarou a instrutora do curso, Kauany Cris, que teve o apoio de Vânia Santos, sob a coordenação da professora de dança do curso de Educação Física da FASB, Carolina Adam.

O diretor acadêmico da faculdade, Roberto Marden Lucena, também destacou a importância da Universidade Aberta da Melhor Idade, criada em 2001. “É um projeto longevo, que sempre se manteve pela força do voluntariado. É um dos nossos principais elos com a comunidade, em termos de extensão. A medida que os acadêmicos foram inseridos, a UAMI teve uma guinada e atingiu um nível de excelência”, explicou.

Dez alunos da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), foram aprovados no Exame de Suficiência Contábil realizado em 1º de outubro deste ano. A prova, aplicada em 118 cidades do País pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), tem a função, desde 1999, de comprovar se o bacharel possui conhecimento suficiente para exercer a profissão de contador no mercado de trabalho.

Os estudantes foram submetidos a uma prova objetiva que, por tradição, tem grande nível de dificuldade. “Fiz o exame tranquilo, por estar bem preparado. Tenho a sensação do dever cumprido. Chegamos ao final do curso, colocamos o conhecimento à prova e conseguimos ter êxito em um teste que tem alto índice de reprovação”, comemorou Ricardo Valverde de Jesus.

O exame é realizado em duas datas, anualmente. O aluno do 8º semestre, Vinícius Ávila, foi aprovado no primeiro exame de 2017. “Passei na primeira prova, em março, quando eu ainda estava assistindo as aulas. Isso me deu um ânimo a mais, tanto que estou estudando para concursos. Minha família também ficou muito feliz, e isso é gratificante. É o momento que faz valer a pena todo o investimento que fizemos”, disse.

Outro aprovado, José Luís Fernandes, relembrou as dificuldades do período de formação e disse estar preparado para os desafios futuros. “Durante a faculdade passamos por um sacrifício, trabalhamos durante o dia e estudamos à noite. Agora vem a fase mais criteriosa, que é a seleção do mercado de trabalho, mas estamos preparados. A FASB está ensinando o aluno a ser um contador mais ativo, que dê opiniões que ajudem a empresa a crescer”, explicou.

“No início achei que não ia gostar do curso, mas hoje recomendo a todos. Hoje eu já trabalho na área, e essa aprovação é mais uma qualificação, mais uma conquista”, explicou Tamíris Regina. “Na prova do CRC o que foi cobrado foi realmente o que foi apresentado em sala de aula”, disse a acadêmica em aprovação ao conteúdo estudado durante o curso.

Os alunos do 8º semestre Alba Karoline, Brenner Henrique, Ítalo Matos, Lucas Barreto, Nadine Oliveira e Walace Tavares também foram aprovados.