Agronomia

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

      O Curso de Agronomia da FASB ocorre com o processo de ensino-aprendizagem por meio de aulas teórico-práticas, em busca de se trabalhar a realidade local e regional, desenvolvendo as habilidades e competências no aluno, formando um profissional completo, capacitado para as exigências do mercado de trabalho. O curso conta com laboratórios de microscopia, de informática, física, química, de alimentos. E ainda dispõe de salas com televisores, vídeos e projetores de slides para o desenvolvimento de aulas teóricas. Com o intuito de formar um engenheiro agrônomo voltado para questões ambientais, objetivando a sustentabilidade coletiva, inclusive com responsabilidade social, atualizado em conhecimentos e tecnologias, bem como técnicas de construção desse conhecimento científico.

 

DIFERENCIAL FASB:

      O curso de Agronomia da FASB possui disciplinas com ênfase dada ao manejo e conservação dos solos da região, assim como, ao manejo e conservação das nossas bacias hidrográficas (a maior bacia fluvial do Estado), produção agrícola e pecuária (pequenas e grandes criações), fruticultura, silvicultura, agricultura familiar, agricultura sustentável, melhoramento genético, entomologia, fitopatologia, geoprocessamento, empreendedorismo, associativismo, projetos, dentre outras áreas do campo das ciências agrárias.
      Tornar acessível o conhecimento produzido em relação ao cuidado com o ambiente e a saúde alimentar da sociedade, com uma produção limpa e sustentável.
       Possibilitar o desenvolvimento de práticas agrícolas que podem influir positivamente sobre sociedade, feito pela dimensão multiplicadora da atuação do engenheiro agrônomo de forma crítico-reflexiva, política, capaz de compreender os contextos históricos e culturais, de dar respostas às demandas da sociedade e de ser um agente de produção agrícola com compromisso socioambiental, mas também com competências éticas específicas próprias do campo e do seu papel profissional.
      Incentivar a prática articulada do ensino, pesquisa e extensão, para promover a formação de profissionais capazes de identificar e solucionar os problemas do cotidiano da produção, tendo em vista a sua realidade social em confluência com os novos conhecimentos favoráveis ao desenvolvimento científico e humano.

      As aulas são ministradas aliando conteúdos teóricos e práticos, ministradas em salas de aula e laboratórios de ensino, e no campo experimental da instituição, assim como também visitas técnicas a empresas rurais e urbanas da região. As aulas práticas estão presentes nos laboratórios e no campo experimental desde o primeiro semestre.

      Os futuros Engenheiros Agrônomos são capacitados para atuarem nos serviços das ciências agrárias em todos os níveis e para exercerem todas as atividades da Agronomia, incluindo a realização da consultoria, sistematização da assistência técnica, administração rural, prescrição de receitas agronômicas, e extensão rural e realização de projetos.
O curso de Agronomia permite que os alunos executem trabalhos de campo, que possibilitam a geração de pesquisa a se submeter ao Congresso da IES. Além disso, utiliza áreas demonstrativas para os visitantes da Mostra de Cursos, a já batizada AGROFASB,

      Dessa forma, os egressos do curso de Agronomia da FASB estarão aptos para atuarem no Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações assistenciais, administrativas, pedagógicas e científicas.

 

O MERCADO:

      Atualmente os profissionais da agronomia são destacados como a “GERAÇÃO AGRO”, pois eles são resultado do boom do agronegócio no Brasil. O agronegócio brasileiro está profissionalizado, informatizado, internacionalizado e bastante competitivo, exigindo uma elevada capacitação profissional. O Engenheiro Agrônomo poderá atuar em diversas áreas, tais como:

Fisiologia Vegetal
Solos e Água
Irrigação e Drenagem
Práticas Conservacionistas
Nutrição de Plantas
Biologia / Microbiologia / Genética


Melhoramento; Fungos; Micorrizas; Bactérias; Nematóides
Fitossanidade
o Fitopatologia
o Entomologia


Fitotecnia (Sistemas de Produção e Manejo - Graníferas, Fruticultura, Olericultura, Plantas medicinais e estimulantes)
o Culturas Perenes
o Culturas Anuais


Ciências Sociais
o Políticas Agrícolas e Mercados; Desenvolvimento Rural; Economia e Administração Rural; Organização Associativa; Agricultura Familiar.


Sistemas Agroflorestais
o Integração Lavoura x Pecuária.
o Silvicultura (Recursos Florestais)
o Agricultura Orgânica


Engenharia Rural
o Construções Rurais
o Mecanização Agrícolas
o Tecnologia de Produtos Agropecuários

Pós - Colheita
o Processamento e Conservação


Zootecnia
o Aves, Suínos, Caprinos, Ovinos, Bovinos, Sanidade, Manejo e Nutrição

ATOS LEGAIS:

·         Portaria de autorização: Nº 342 de 23.01.2004

·         Número de vagas ofertadas para o curso no vestibular: 100

·         Regime de matrícula: Semestral

·         Regime do Curso: Por disciplina

·         Turno(s) de funcionamento: DIURNO

MATRIZ CURRICULAR

DESTAQUES DO CURSO:

      Incentivo para representações de líderes por turma, e eleição de novas chapas do DA de agronomia.
DA de Agronomia promove o 2º Torneio Intercursos da faculdade (Figura 4), com intuito de angariar alimentos para doação à entidades carentes e promover uma maior integração entre os alunos de todos os cursos da FASB.

    Os discentes de Agronomia podem contar com visitas e palestras em Dias de Campo da região, e ainda à empreendimentos rurais na região, sempre com o foco de se cultivar com preocupação e adequação ambiental. Podendo conhecer o dia a dia da fazenda, como também as notas técnicas de diagnose e prevenção dpragas e doenças, bem como os manejos utilizados. No final das visitas faz-se um debate com os alunos para diagnosticar o nível de conhecimento dos discentes, e prepará-los para os possíveis problemas que podem ser encontrados na fazenda.

   O curso promove também a participação dos alunos em eventos sociais como o evento do dia do Ensino Responsável também traz aspectos positivos, onde os discentes têm a oportunidade de interagir com a comunidade e dar retorno imediato acerca de alguns problemas que afligem a sociedade e do ponto de vista do agrônomo puderam dar alternativas que possam diminuí-los.
    As áreas de demonstração experimental são instaladas na área interna e na área externa da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, localizada na parte posterior da lES, no município de Barreiras – BA. Onde as atividades interdisciplinares englobaram o cultivo culturas como: olerícolas, forrageiras e culturas anuais, que serviram como base dos Trabalhos Interdisciplinares do curso de Agronomia para o semestre 2011.1 contemplando as áreas do conhecimento das disciplinas básicas e profissionalizantes do curso, possibilitando as aulas práticas, a exemplo de Solos I, Microbiologia Geral, Sociologia, Fisiologia Vegetal I, Genética e Estatística (3º semestre); Fitopatologia, Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo, Entomologia Aplicada e Máquinas e Mecanização (5º semestre); Agricultura I, Fruticultura, Olericultura e Tecnologia de Sementes (7º semestre), dentre outras que compõe o quadro da Agronomia.

    Nas áreas experimentais durante o ano agrícola planta-se as culturas de Soja, Milho, Feijão, Alface, Tomate, e Banana. Os alunos podem experimentar as principais problemáticas de uma lavoura comercial, onde ocorreram pragas e doenças se fazendo necessário seu controle e acompanhamento, como também o dimensionamento da irrigação de acordo com sua necessidade, o que inovou neste semestre foi a implantação de uma horta no esquema de MANDALA, uma horta com canteiros dispostos de forma circular, irrigada por micro aspersores (Figura 5). E ainda aconteceu de algumas doenças inviabilizaram a produção de alguns dos estandes. Fato que ocorreu com o grupo da cultura do Pepino que teve que alterar o experimento para a cultura da Banana e analisar o comportamento dessas cultivares em relação ao manejo de nematóides, e do grupo da Soja que por estar na época de vazio sanitário, ou seja, período em que não pode se cultivar essa planta, optando-se por testar diferentes adubações com a cultura de Banana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 EDITAL DE SELEÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MANEJO DE ÁGUA E SOLOS (NEPAS) 2015.1 

 

 

 

 

 

 

 

COORDENAÇÃO:

·         Nome: Jorge da Silva Júnior  

·         Telefone: (77) 3613-8844

·         Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6987409124079312